quinta-feira, 30 de abril de 2009

O QUE É ESPIRITISMO KARDECISTA?

Resumidamente, a doutrina espírita é definida como uma religião, ciência e filosofia que se destina a interpretar corretamente os ensinamentos de Cristo e as verdades universais, embasadas na lei de "causa e efeito", na imortalidade da alma, na justiça divina na Fé e na razão.
A sua base doutrinária é o Livro dos Espíritos(1857), primeira das chamadas obras básicas, escritas por Allan Kardec. Nesse livro, consta o resultado preliminar dos diálogos estabelecidos por ele em diversas reuniões médiunicas com espíritos desencarnados.

A obra é dividida em 1018 tópicos no estilo pergunta–resposta, ordenados didaticamente pelo pedagogo. As questões levantadas em O Livro dos Espíritos serviram como base para os demais livros que compõem a Codificação Espírita.

São eles:


  • O livro O QUE É O ESPIRITISMO?, publicado em 1859, é uma introdução didática sobre a doutrina espírita



  • O LIVRO DOS MÉDIUNS, ou "Guia dos Médiuns e dos Evocadores", foi publicado em 1861 e versa sobre o caráter experimental e investigativo do espiritismo, visto como ferramenta teórico-metodológica para se compreender uma "nova ordem de fenômenos", até então jamais considerada pelo conhecimento científico: os fenômenos ditos espíritas ou mediúnicos, que teriam como causa a intervenção de espíritos na realidade física.



  • O livro O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, publicado em 1864, avalia os evangelhos canônicos sob a óptica da doutrina espírita, tratando com atenção especial a aplicação dos princípios da moral cristã e de questões de ordem religiosa como a prática da adoração, da prece e da caridade.



  • O livro O CÉU E O INFERNO, ou "A Justiça Divina segundo o Espiritismo", foi publicado em 1865 e compõe-se de duas partes: na primeira, Kardec realiza um exame crítico da doutrina católica sobre a transcendência, procurando apontar contradições filosóficas e incoerências com o conhecimento científico superáveis, segundo ele, mediante o paradigma espírita da fé raciocinada. Na segunda, constam dezenas de diálogos que teriam sido estabelecidos entre Kardec e diversos espíritos, nos quais estes narram as impressões que trazem do além-túmulo.



  • O livro A GÊNESE, ou "Milagres e as Predições segundo o Espiritismo", foi publicado em 1868 e aborda diversas questões de ordem filosófica e científica, como a criação do universo, a formação dos mundos, o surgimento do espírito, segundo o paradigma espírita de compreensão da realidade.


fonte: site wikipédia

18 comentários:

  1. O nome Kardecista é um erro.
    A doutrina é dos Espíritos, Kardec apenas codificou-a.
    Além do mais, se kardecismo for usado para se referir a doutrina dos Espíritos codificada por Kardec,isso também é um erro.
    A palavra Espiritismo foi criada pelo próprio Allan Kardec para designar a doutrina.Nada além dela é Espiritismo,por isso que não existe Espiritismo Ubandista e etc...

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc Yago....tudo é uma questão de palavras que precisam ser modificadas...é por isso que existem tantas confusões...Os próprios espíritas fazem-nas.
    Sol

    ResponderExcluir
  3. quero conhecer espiritas de todo o Brasil entrem em contato !

    ResponderExcluir
  4. Quero renovar meu circulo social e conhecer pessoas que compartilhem dessa benção que é estudar a Doutrina dos Espíritos.
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  5. gostaria de me descobrir. saber qm sou e o q eu devo seguir.sinto uma necessidade mto grande de fazer o bem e de falar com DEUS, mas nao me sinto bem na igreja evangelica pois acredito em reencarnaçao. entrem em contato comigo, me ajudem a tirar as duvidas q tenho. se sou de familia catolississima, porque desde criança tenho a doutrina espirita dentro de mim?

    ResponderExcluir
  6. não tenho nada contra ! maás acho melhor lerem o site do meu parceiro , onde eu sou um colaborador , por favor se gostarem divulguem ok ;D bjs. www.fawcettfollowers.wordpress.com [ seguidores de fawcett ]

    ResponderExcluir
  7. eu queria entender pos ja fui al centro espirita e eu gostaria de conhcer s vivo passando mal disem que e espiritual me ajudar

    ResponderExcluir
  8. Olá gostaria de saber mais sobre o espiritismo, desde criança ouço muita coisa meus pais eram evangélicos minha irmã umbandista ja fui em varios lugares respeito todas as visões religiosas mas não me sinto encontrada, realizada sempre falta algo e sempre quero saber além.
    Quando criança sentia presença, via sinais através de sonhos e mesmo acordada sentia alguém ali cuidando e me protegendo muitas das veses concigui evitar coisas ruins e outras não.
    Essas visões nunca descobri se mi faz bem ou mal.
    Hoje com 20 anos não sigo religião nenhuma mas sinto que preciso..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá !!! Tudo o que você precisa e preocura está dentro de si mesma. Espero que Deus a ilumine e mostre o seu caminho .... Deus é AMOR e nunca vai te desamparar....

      Excluir
    2. Talita, veja minha pagina https://www.facebook.com/groups/FribeironEspiritualidade

      Excluir
    3. Olha sara tem uma passagem em atos capítulo 2 versículo 17 procura ler q vc vai entender a vontade de Deus

      Excluir
  9. Olá, bom dia! Eu preciso muito desenvolver meu lado espiritual, pois me sinto incompleta em qualquer outra religião, acredito que nós viemos à terra com um propósito e creio que preciso elevar mais o meu espirito, as vezes tenho pressentimentos e sonhos que acabam virando realidade e as vezes não entendo, não tenho controle sobre isso, não sigo nenhuma religião, mas tenho necessidade de ir em um centro espirita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sarah , tenho as mesmas coisas , fui ao centro Kardecista que me fez muito bem , lá você aprende muita coisa boa e toma os passes que é muito importante para quem tem mediunidade , vale a pena !

      Excluir
  10. Boa noite perdi meu pai dia 25 fez 2 meses .. gostaria de saber se tem como eu entrar em contato com ele ou saber como ele está ou qualquer coisa do tipo?

    ResponderExcluir